GUIA DE SOBREVIVÊNCIA
do(a) estudante!
Slider

Prepare-se para uma enxurrada de novas - e preciosas - informações! Mas vamos pelo caminho inverso: antes de te contar tudo que você precisa saber, vamos te contar onde encontrar as respostas para tudo aquilo que você quer perguntar. Não se assuste com as siglas! Elas são, antes de mais nada, aquele jeito carinhoso de chamar os serviços que podem te ajudar. Quando menos perceber, já terá se acostumado com todas elas.

 

fig casa Um lugar para chamar de seu

A Unifesp já iniciou os processos burocráticos para a construção de moradias estudantis, no entanto, ainda há muitos trâmites a serem concluídos, além da necessidade de recursos em tempos de crise. Enquanto este projeto não se concretiza, para auxiliar os(as) estudantes no custeio de suas despesas básicas (tanto de moradia, quanto de alimentação e transporte), a Unifesp possui o Programa de Auxílio para Estudantes, o Pape. Este auxílio, assim como os demais, é pago com recursos do MEC e, claro, para recebê-lo você deve preencher os requisitos do programa e da legislação.

Os(as) estudantes costumam compartilhar a vivência nas famosas repúblicas, que são, em geral, casas ou apartamentos alugados. Você pode procurar por vagas nessas repúblicas ou, se preferir, alugar um apartamento ou uma quitinete por conta própria, podendo dividir o espaço com um(a) ou mais colegas. Mas, antes de qualquer coisa, procure saber onde ocorrerão suas aulas quando retornar às atividades presenciais, isso te ajudará a escolher seu novo lar nas proximidades desse endereço.

Programa de Auxílio para Estudantes (Pape)

Acesse: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/programas/programas/pape-e-pbp/pape

Procurando vaga em república?

Acesse: www.morarunifesp.com.br

Quer alugar um novo espaço?

Atente-se a todos os requisitos exigidos pelas imobiliárias e dê andamento aos documentos com antecedência.

 

fig talheres Batendo um rango

O tão querido Restaurante Universitário, carinhosamente apelidado de RU ou Bandejão, está presente em todos os campi da Unifesp, mas com funcionamento restrito durante a pandemia - somente o campus São Paulo está atendendo presencialmente. Nele a comunidade acadêmica pode fazer refeições balanceadas (almoço e jantar). Estudantes de graduação têm o preço subsidiado, ou seja, o valor é fixo e bem abaixo do preço da refeição: o(a) estudante paga o preço fixo e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) complementa. Abaixo listamos o endereço para a consulta por campus.

Além disso, é muito importante saber que você é o nosso maior fiscal do RU. A política de alimentação da Unifesp é dada pela Prae, que é quem paga os subsídios, enquanto que a responsabilidade pela gestão dos restaurantes é de cada campus. Portanto, qualquer irregularidade nos RUs, como por exemplo a falta de diversidade nutricional, pode ser informada diretamente ao seu campus e à Prae, que tomarão as medidas necessárias para a resolução do problema.

Conheça: Política de Alimentação

Consulta dos endereços e horários

Acesse: www.unifesp.br/reitoria/prae/restaurante-universitario/rus/enderecos-e-horarios

Canal direto para dúvidas, sugestões e informar irregularidades:

Baixada SantistaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

DiademaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GuarulhosEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OsascoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São José dos CamposEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São PauloEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Prae oferece o curso Comida de República, em plataforma on-line https://prae.moodle.unifesp.br/. Este curso tem carga horária de 20h e o objetivo principal de construir conhecimentos, compartilhar vivências sobre alimentação e explorar as relações que os(as) estudantes/comunidade acadêmica estabelecem no contexto da vida universitária, especialmente em moradias estudantis. No primeiro semestre ele será oferecido. Fique atento(a) à divulgação das inscrições no site e Facebook da Prae.

Acesse o livro que preparamos para vocês!
Comida de República: (des)caminhos e reflexões sobre a alimentação de universitários(as)

 livro comida republica unifesp

 

fig busao Busão

Para entender como se deslocar para chegar ao endereço das suas aulas quando forem retomadas as atividades presenciais é importante pesquisar a respeito da mobilidade urbana da cidade onde seu campus está inserido. A existência de ciclofaixas, malha ferroviária de metrô e/ou trem e transporte público por ônibus te direcionará a escolher as melhores formas de locomoção.

Cada cidade onde a Unifesp está inserida possui diferentes políticas para o benefício municipal de transporte estudantil. Pesquise quais são os requisitos e a documentação necessária para adquirir os benefícios na cidade onde está o seu campus. E já podemos adiantar: certamente um desses documentos será o atestado de matrícula da Unifesp.

Para emitir seu atestado:

Ao realizar a matrícula, você já terá acesso ao seu número de matrícula para acessar a intranet no portal da Unifesp e, assim, obter o atestado. No ato da matrícula, você também receberá um manual de instruções com as orientações para acessar a intranet.

Para autenticar seu atestado:

Procure a secretaria do campus onde você irá estudar e peça o carimbo e a assinatura, necessários para a autenticação do documento.

 

fig casa Cuide-se!

Se você tem alguma demanda na área da saúde entre em contato com o NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante). Lá você terá acolhimento e orientação sobre as melhores formas de atender suas necessidades. Você poderá aprender boas práticas para cuidar da sua saúde e, se preciso, será encaminhado(a) para profissionais e serviços do Sistema Único de Saúde ou para o Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD). Esse serviço, administrado pela Prae, está localizado em São Paulo e oferece atendimento nas seguintes especialidades: ginecologia, ortopedia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia vascular, urologia, otorrinolaringologia e endocrinologia. Conta também com apoio de serviço de enfermagem.

Durante a pandemia, o SSCD está atendendo estudantes e residentes da área da saúde que estejam em atividade presencial de estágio e que apresentem algum sintoma suspeito de Covid-19.

Para receber atendimento pelo SSCD é importante saber que primeiro você deve procurar pela equipe do NAE de seu campus. Ela é a responsável pelo encaminhamento e agendamento.

Endereço, horários de funcionamento e contato de todos os NAEs

Acesse: www.unifesp.br/reitoria/prae/nae/naes/contato-teste

Conheça mais do SSCD

Acesse: www.unifesp.br/reitoria/prae/sscd/sscd/sobre-o-sscd

Regimento do SSCD

Acesse: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/regimentos

Sabemos que a pandemia e o distanciamento social afetam nossa saúde mental. Além dos atendimentos nos NAE e SSCD, também criamos um atendimento remoto para apoio psicossocial. Saiba mais em Apoio psicológico remoto ao estudante.