Biblioteca
Dicas de estudo
A maneira como nos organizamos para estudar pode fazer muita diferença! Atente-se à forma que faz mais sentido para você e para sua rotina. Diversifique suas formas de estudo de modo que encontre aquela que se encaixe melhor ao seu estilo cognitivo de aprendizagem. Para te ajudar listamos algumas dicas que podem ser úteis para os seus estudos.
Antes:
- Conheça o programa e a matriz de aulas do seu curso;
- Prepare-se antecipadamente para as aulas. Saiba antes qual será o tema abordado. Isso facilitará sua compreensão no momento da aula.
Durante:
- Sente-se num lugar onde possa ver e ser visto pelo(a) professor(a). Isso facilita a comunicação entre vocês e a compreensão geral do conteúdo;
- Selecionar o que anotar também é importante! Para simplificar os seus estudos posteriores com base nas anotações em sala de aula, seja seletivo(a) e organizado(a), nem tudo precisa ser anotado e essas anotações podem ser classificadas e resumidas;
- Evite se distrair com as mídias sociais e os recursos tecnológicos;
- Aparecer nas aulas e fazer breves leituras não é suficiente para um bom desempenho. É preciso fazer leituras, grifos, resumos, esquemas, inventar maneiras novas de estudar, estudar em grupo, etc.
Depois:
- Releia as anotações da aula anterior;
- Caso falte, procure saber quais foram as temáticas abordadas;
- Onde estudar também é importante! Procure por lugares confortáveis, sem muito ruído, com boa luminosidade e temperatura agradável. A biblioteca no seu campus é um ótimo espaço para isso;
- Tenha seus materiais organizados e faça o gerenciamento do tempo;
- Busque informações em diversas fontes e veículos, faça notas e registros;
- Tudo é válido: leituras, grifos, resumos, transcrições, esquemas, etc. Teste novos métodos de estudo e aperfeiçoe aqueles a que já está habituado.
Não se esqueça:
- Estabelecer uma rotina de estudos com intervalos regulares, alternando disciplinas mais e menos complexas, não exagerando no tempo, é muito mais produtivo que estudar muitas horas seguidas motivado(a) pela urgência de uma avaliação;
- Planeje os estudos e aprenda a conviver com as incertezas, tendo a consciência que um plano é um norte e portanto sujeito a imprevistos e alterações;
- Agende compromissos, prazos, progressões de estudo, momentos de lazer, etc. Isso é fundamental para organizar seu tempo e mesclar suas atividades, não incorrendo no erro de negligenciar seu descanso, seu lazer e seus estudos.
Certamente planejar os seus estudos, estabelecendo metas e identificando estratégias, será muito proveitoso para um processo de aprendizagem mais simples e natural. Estudar, por vezes, é uma atividade difícil e cansativa, mas procure não ceder a qualquer situação menos favorável, adiando indefinidamente suas atividades e procrastinando. Ao planejar seus estudos, saiba que há quem possa lhe dar suporte, como os departamentos, serviços de apoio, colegas, monitores(as), professores(as), etc. Divida seus estudos por dias e semanas agendando horários específicos para cada disciplina. A frequência e a rotina de estudos ajuda na memória de médio e longo prazo.
Não nascemos ótimos(as) ou péssimos(as) estudantes, nós aprendemos a aprender!
Nesse início de percurso é importante que você não tenha “papas na língua”. Converse e faça perguntas, tire dúvidas com colegas de outros anos, professores(as), coordenador(a) e técnicos(as) que trabalham no curso, entre outros, para começar a entender os desafios que você terá na formação. Aos poucos você irá compreender como o Projeto Pedagógico de seu curso se materializa na prática e quais as estratégias, recursos e metodologias utilizadas ao longo dos anos para que possa criar rotinas e hábitos de estudo que sejam próximas às suas necessidades. Nos NAEs você poderá encontrar profissionais que podem te auxiliar e orientar nesse processo.
Para começar, preparamos algumas dicas nos podcasts abaixo:
- 17 passos para organizar a rotina de estudos (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- Organização do tempo, vida acadêmica e social (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- Organização do tempo e rotina de estudos (Núcleo de Apoio Estudantil do campus SJC da da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- Dicas de como falar com plateias (Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp)
- Dicas Pedagógicas (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF)
- Matemática básica: Estudo de funções (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
- Escrita acadêmica: Resenha (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
- Promoção de Bem estar na universidade (Serviço de Apoio ao Estudante/SAE/Unicamp)
- Criando o currículo Lattes (Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes - PIAPE da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
Formando pesquisadores(as)
A Unifesp possui uma estrutura de organização das atividades de pesquisa que passa por protocolos éticos, que incluem um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e um Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA). Saiba mais acessando:
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
- Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)
A ProPGPq possui, ainda, um Escritório de Apoio ao Pesquisador e um Escritório de Integridade Acadêmica, que disponibiliza um Guia de Boas Práticas Acadêmicas. Acesse: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62171
Drops de Estudo
Drops de Estudo oferece dicas que podem contribuir para o seu aproveitamento no aprendizado e potencializar os estudos ao longo da sua graduação.